Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
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SUPERNOVA :: RPG :: SUPERNOVA ADVANCED
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Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Regra em desenvolvimento:
Sempre que um personagem estiver flanqueado, ele irá receber um Ataque de Oportunidade caso se desloque mais do que 1,5m para sair de dentro da Area de Flanqueamento. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Acrobacia, ele poderá usar seu deslocamento total para sair da area de Flanqueamento sem receber o Ataque de Oportunidade.
Sempre que o personagem realizar uma Corrida, e, durante o percurso da mesma, passar por algum oponente adjacente a linha da corrida, ele pode receber um Ataque de Oportunidade de tal inimigo. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Acrobacia, ele poderá cruzar o campo de batalha correndo sem receber tal ataque.
Sempre que o personagem conjurar uma magia, e houver mais de um oponente adjacente a ele (mesmo que não esteja flanqueando-o), ele pode receber um Ataque de Oportunidade. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Arcanismo, ele poderá conjurar a magia sem receber tal ataque.
O Ataque de Oportunidade: O Ataque de Oportunidade é um Ataque Extra desferido por alguém que consiga atacar um oponente numa das condições acima.
O personagem gasta um Ataque Extra de sua rodada, caso ele ainda não tenha agido na rodada em questão. Quando chegar a sua vez na rodada, ele não poderá contar com o Ataque Extra utilizado no Ataque de Oportunidade.
O personagem pode optar por não realizar o Ataque de Oportunidade, ou não poderá realizar o Ataque de Oportunidade caso ele não possa desferir ao menos 1 Ataque Extra na rodada em questão.
Opiniões?
Sempre que um personagem estiver flanqueado, ele irá receber um Ataque de Oportunidade caso se desloque mais do que 1,5m para sair de dentro da Area de Flanqueamento. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Acrobacia, ele poderá usar seu deslocamento total para sair da area de Flanqueamento sem receber o Ataque de Oportunidade.
Sempre que o personagem realizar uma Corrida, e, durante o percurso da mesma, passar por algum oponente adjacente a linha da corrida, ele pode receber um Ataque de Oportunidade de tal inimigo. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Acrobacia, ele poderá cruzar o campo de batalha correndo sem receber tal ataque.
Sempre que o personagem conjurar uma magia, e houver mais de um oponente adjacente a ele (mesmo que não esteja flanqueando-o), ele pode receber um Ataque de Oportunidade. Caso o personagem obtenha sucesso num Desafio Médio de Arcanismo, ele poderá conjurar a magia sem receber tal ataque.
O Ataque de Oportunidade: O Ataque de Oportunidade é um Ataque Extra desferido por alguém que consiga atacar um oponente numa das condições acima.
O personagem gasta um Ataque Extra de sua rodada, caso ele ainda não tenha agido na rodada em questão. Quando chegar a sua vez na rodada, ele não poderá contar com o Ataque Extra utilizado no Ataque de Oportunidade.
O personagem pode optar por não realizar o Ataque de Oportunidade, ou não poderá realizar o Ataque de Oportunidade caso ele não possa desferir ao menos 1 Ataque Extra na rodada em questão.
Opiniões?
Última edição por Bahamute em Dom Fev 21 2010, 09:11, editado 2 vez(es)
Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Bom, quando começei a ler achei que ia ficar meio forte pro jogo, mas ai no final vi que o cara consome um dos ataques extras dele daquela rodada, e ja retirei essa minha idéia pré-definida xD.Fico ótimo!
Só acho que ao invés de ser acrobacia médio no caso de conjuração de magias, pode ser arcanismo médio, pois alem desse nova regra buffar consideravelmente a importância de acrobacia no jogo, eu vejo acrobacia como um desvio rapido, piruetas ou movimentos em zigue-e-zague que auxiliam no desvio, e isso na conjuração de uma magia acho que só atrapalharia o seu "gestual" e deixaria o cara mais vulneravel ^^(imagina o "armored monk" soltando uma bola de fogo no meio de um mortal triplo carpado,medo! ).Ja arcanismo pode ser visto como maior "controle", "firmeza" ou "concentração" dos movimentos gestuais enquanto conjurando, então acho que se encaixaria melhor, e divide um pouquinho a importância desta regra nova com outra perícia.
Bom, quanto a opina...ta dada!Fui!
Só acho que ao invés de ser acrobacia médio no caso de conjuração de magias, pode ser arcanismo médio, pois alem desse nova regra buffar consideravelmente a importância de acrobacia no jogo, eu vejo acrobacia como um desvio rapido, piruetas ou movimentos em zigue-e-zague que auxiliam no desvio, e isso na conjuração de uma magia acho que só atrapalharia o seu "gestual" e deixaria o cara mais vulneravel ^^(imagina o "armored monk" soltando uma bola de fogo no meio de um mortal triplo carpado,medo! ).Ja arcanismo pode ser visto como maior "controle", "firmeza" ou "concentração" dos movimentos gestuais enquanto conjurando, então acho que se encaixaria melhor, e divide um pouquinho a importância desta regra nova com outra perícia.
Bom, quanto a opina...ta dada!Fui!
Matsuda_Kusanagi- Moderador
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Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Droga, lá se vai meu conjurador do mortal duplo carpado...
Na verdade, eu pensei num cara se esquivando mirabolantemente enquanto conjurava a magia =D
Mas, realmente, acho que dá pra alterar pra Arcanismo a condição de conjurar a magia "defensivamente".
Valeu,
Abraços!
Na verdade, eu pensei num cara se esquivando mirabolantemente enquanto conjurava a magia =D
Mas, realmente, acho que dá pra alterar pra Arcanismo a condição de conjurar a magia "defensivamente".
Valeu,
Abraços!
Gosto da idéia mas discordo da forma
Eu adorei a idéia do ataque de oportunidade, acho que da muito mais graça e exige muito mais atenção na hora da movimentação,
mas eu discordo de vcs. Acho que se for pra gastar um ataque extra do personagem, acho que fica muito fraco.
Na minha opnião ataque de oportunidade seria um ataque a mais que vc ganhou devido ao fato do seu inimigo ter se movimentado mal ou
mesmo de vc te-lo encurralado, e não simplesmente uma forma de antecipar um ataque extra que eu poderia desferir quase que livremente,
como forma de premio por um erro de movimentação do oponente ou por uma estratégia interessante que o personagem criou durante o combate.
Nem sei se isso ja foi finalizado, .. mas agora que tive um pouco de tempo e comecei a ler, pude dar minha opnião. =]
mas eu discordo de vcs. Acho que se for pra gastar um ataque extra do personagem, acho que fica muito fraco.
Na minha opnião ataque de oportunidade seria um ataque a mais que vc ganhou devido ao fato do seu inimigo ter se movimentado mal ou
mesmo de vc te-lo encurralado, e não simplesmente uma forma de antecipar um ataque extra que eu poderia desferir quase que livremente,
como forma de premio por um erro de movimentação do oponente ou por uma estratégia interessante que o personagem criou durante o combate.
Nem sei se isso ja foi finalizado, .. mas agora que tive um pouco de tempo e comecei a ler, pude dar minha opnião. =]
WeLL- Nível Zero
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Data de inscrição : 07/01/2010
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Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Defina Fraco...WeLL escreveu:Eu adorei a idéia do ataque de oportunidade, acho que da muito mais graça e exige muito mais atenção na hora da movimentação,
mas eu discordo de vcs. Acho que se for pra gastar um ataque extra do personagem, acho que fica muito fraco.
Brincadeira.
Eu já acho o contrário, pois, se retirasse o Ataque Extra, um conjurador se prejudicaria muito. Tendo em vista que ele só poderia conjurar magias (e, se ver livre de tomar um tapa na cara) distante dos demais oponentes. Pois, se dois oponente já ficasse corpo a corpo, ele teria sérios problemas (tanto que, minha idéia inicial, era só UM oponente corpo a corpo, para impedir a conjuração de magias, depois de refletir um pouco, vi que o conjurador seria muito desfavorecido por isso).
Concordo. E isso era uma lacuna que precisava ser preenchida.WeLL escreveu:Na minha opnião ataque de oportunidade seria um ataque a mais que vc ganhou devido ao fato do seu inimigo ter se movimentado mal ou
mesmo de vc te-lo encurralado, e não simplesmente uma forma de antecipar um ataque extra que eu poderia desferir quase que livremente,
como forma de premio por um erro de movimentação do oponente ou por uma estratégia interessante que o personagem criou durante o combate.
Mas, como citei acima, acho que ficaria forte demais.
Porém, vou discorrer sobre uma outra idéia no final dessa postagem.
Ele ainda não foi finalizado. Ele está na sessão ADVANCED, por ser uma regra oficial (e não material a ser enviado), mas ainda está sendo desenvolvido. O que postei acima foi o rascunho pra trabalharmos.WeLL escreveu:Nem sei se isso ja foi finalizado, .. mas agora que tive um pouco de tempo e comecei a ler, pude dar minha opnião. =]
Bem, como prometido:
Não sei se tirar o Ataque Extra ficaria bom, acho que fortaleceria demais o AdO (Ataque de Oportunidade).
Mas, se for o caso de tirar ele (ou, simplesmente, não deixar o personagem gastá-lo) devo bater o pé, que será somente um ataque semelhante a um Ataque Extra.
E, em algumas situações, acho que o AdO deveria gastar Ataque Extra (pra não ocorrer toda rodada) como no caso da conjuração, que eu citei acima.
Mas, a regra está aqui pra ser discutida, ainda temos tempo pra ela, afinal, o manual 1.7 ainda não tem uma data concreta pra ser finalizado (quero fazer isso em 1 ou 2 meses).
Abraços,
Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
WeLL escreveu:Eu adorei a idéia do ataque de oportunidade, acho que da muito mais graça e exige muito mais atenção na hora da movimentação,
Até aqui, tambe, concordo ^^;.
mas eu discordo de vcs. Acho que se for pra gastar um ataque extra do personagem, acho que fica muito fraco.
Na minha opnião ataque de oportunidade seria um ataque a mais que vc ganhou devido ao fato do seu inimigo ter se movimentado mal ou
mesmo de vc te-lo encurralado, e não simplesmente uma forma de antecipar um ataque extra que eu poderia desferir quase que livremente,
como forma de premio por um erro de movimentação do oponente ou por uma estratégia interessante que o personagem criou durante o combate.
Aqui é onde eu discordo, pra mim você definiu bem o que é um ataque de oportunidade na sua segunda frase, um ataque de oportunidade(pelo menos para mim), seria um ataque realizado em vista de uma oportunidade melhor do que a normal(normal sendo uma ação comum)(oportunidade melhor, seria como um erro de movimentação,que vc citou),em outras palavras, um ataque normal, de sua ação normal, só que realizado antecipadamente por causa de uma situação especial, ou descuido de seu oponente, ao contrario de colocar um ataque "a mais", que sugere que devido a situação seu personagem se tornou mais rapido e conseguiu realizar mais coisas ao mesmo tempo(quando na verdade, um ataque "oportuno", seria apenas aquele realizado oportunamente, ou seja, antecipadaente, fora de sua ação, ou quando o oponente menos espera, e não necessariamente um ataque estupidamente mais rapido a ponto de ser considerado como um ataque a mais, novamente na minha opinião ^^).
Bom, mais isso é quanto ao looks do ataque, pois pelo menos em regra, a situação é ainda um pouco pior.Pois por menor que pareça, antecipar seu ataque, ou realiza-lo fora de sua ação, possibilita uma gama grande de estratégias a serem embutidas(focus que possuem efeitos, para stunar um oponente no meio de sua ação,ou focus que empurra, fazendo-o perder seu deslocamento de bobeira, sem contar na grande quantidade de receptáculos que geram os mais diversos efeitos, e possuem um grande potencial se utilizados num ataque fora de sua ação, assim como o contra-ataque.
Os outros dois problemas em termos de regra, pelo menos para mim, seria que um ataque a mais faria uma GRANDE diferença em níveis mais baixos(se 5 de dano ja é uma diferença grande em niveis menores, imagina um ataque inteiro a mais), e por utlimo a vantagem contra-ataque mesmo, que é uma vantagem(ou seja custa pontos, tem consumo de energia, só pode ser utilizada uma unica vez p/rodada, e a ocasião em que ela pode ser ocasionada é pior do que o do ataque de oportunidade),por isso, colocando ataque de oportunidade como um ataque "a mais", nerfa consideravelmente o poder do contra-ataque no jogo, ja que por si só, um ataque de oportunidade não possui limite de utilizações,nem consumo, e é uma vantagem "passiva" com potencial de ser utilizada por qualquer um, e em quase qualquer situação(diferentes das similares, como flanquear, que apesar de ser passiva, o posicionamento dos personagens depende mais do gasto de ação dos personagens do que do oponente, e ainda são precisos 2 para flanquear).
Enfim, resumindo, colocar um efeito forte(ataque extra) o suficiente para simular uma magia(que tem consumo e gasta pontos), ou uma vantagem(que tambem tem consumo e gasta pontos), só que sem a necessidade de se gastar pontos, de se consumir,sem limitação, e que pode ser utilizada por qualquer na situação mais comum do jogo(que é o deslocamento) fica muito forte.Antecipar o ataque pode não ser a melhor vantagem de todas, mais tem la seus usos, e seu poder é condizente com esta situação tão ampla, e tão assim, "bônus, digamos.
O interessante mesmo, na minha opinião, seria manter a regra consumindo o ataque extra, e criar vantagens no jogo que sugiram mais o uso da mesma(assim como sugeri em outros tópicos criar vantagem para flanquear, assim incentivando a criação e utilização de personagens especializados no mesmo).POr exemplo, criar uma vantagem que aumenta em +2d6 o dano dos ataques de oportunidade do usuario(entre outras vantagens que poderiam ser criadas).Desta forma, por si só, ela seria uma regra de uso universal com um poderzinho a mais apenas, que seria condizente com sua universalidade, porém, poderia ficar mais forte caso o personagem tivesse interesse de gastar pontos e se especializar na mesma.
Nem sei se isso ja foi finalizado, .. mas agora que tive um pouco de tempo e comecei a ler, pude dar minha opnião. =]
Ah relaxa, pode opinar em tudo aqui, o baha não manda nada não xD uahuahsaush.
Opa, zuera baha! Bom, tudo o que não esta como "finalizado" no nome do tópico, ainda esta em posição de ser discutido...pelo menos eu acho O.o...
Matsuda_Kusanagi- Moderador
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Cara......... ops não posso falar palavrões
Toda vez vcs tem que responder textos enormes .. ???
AUSHuAHUSAS
que chatoo .
Concordo com ambos os lados ...
Julio eu tinha pensado no que vc escreveu, os esquemas dos efeitos e talz,
é uma vantagem sim .
Bom .. não fica ruim gastando o ataque,
é que eu pensei que ficaria melhor se não gastasse.
Mas ta blz !
AUSHuAHUSAS
que chatoo .
Concordo com ambos os lados ...
Julio eu tinha pensado no que vc escreveu, os esquemas dos efeitos e talz,
é uma vantagem sim .
Bom .. não fica ruim gastando o ataque,
é que eu pensei que ficaria melhor se não gastasse.
Mas ta blz !
WeLL- Nível Zero
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Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Como assim não escrever textos enormes? Do que você esta falando?O.o.
Toda vez que eu posto aparece(proibido postar menos do que 1024 caracteres...MADNESS!)
Pra vc não ? ^^
Toda vez que eu posto aparece(proibido postar menos do que 1024 caracteres...MADNESS!)
Pra vc não ? ^^
Matsuda_Kusanagi- Moderador
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Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 35
Localização : São Paulo
Re: Ataque de Oportunidade - Regra - Finalizado -
Como não houve mais nenhuma opinião, estou finalizando essa discussão!
Abraço a todos!
Abraço a todos!
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