SUPERNOVA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[D&D 3.0 e 3.5] Guia para iniciantes em D&D - Se você não conhece, venha conhecer aqui!

Ir para baixo

[D&D 3.0 e 3.5] Guia para iniciantes em D&D - Se você não conhece, venha conhecer aqui! Empty [D&D 3.0 e 3.5] Guia para iniciantes em D&D - Se você não conhece, venha conhecer aqui!

Mensagem por Bahamute Qua Jan 20 2010, 13:11

A fim de movimentar essa seção, e dar um pontapé inicial para a discussão geral, vou postar um ótimo texto, retirado do forum Spell RPG.

Esse texto foi originalmente postado pelo usuário Eltor Macnol, lá, e os creditos devem ser remetidos a ele!

O que é D&D?

D&D é a abreviação de Dungeons & Dragons, o RPG mais conhecido e jogado no mundo. Ele nasceu nos EUA nos anos 70, e atualmente está em sua edição 3.5, cujos livros acabam de chegar ao Brasil em versão traduzida, e podem ser facilmente encontrados nas lojas de RPG da sua cidade, ou alguma das lojas online.*

Por quê jogar D&D?

D&D é o RPG mais famoso e jogado no mundo, mas não é o único. Existem vários outros sistemas por aí, então como saber se D&D é o sistema perfeito para você? Para isso, é bom você conhecer suas características:

Tema Medieval Fantástico.
====----------
D&D possui vários cenários, "mundos de jogo", diferentes. Eles variam bastante, desde o mundo "medieval clássico" de Greyhawk, a "alta magia" de Forgotten Realms, os ninjas e samurais de Oriental Adventures, o terror gótico de Ravenloft, a guerra sangrenta de Warcraft e o clima noir/punk de Eberron. No entanto, uma coisa é constante na maioria deles - a forte influência Tolkeniana. A maioria dos cenários contém vários dos padrões estabelecidos por Senhor dos Anéis, como elfos, magos, itens mágicos, dragões, vampiros, guerreiros valorosos, etc. Se o que você procura é uma aventura heróica como Senhor dos Anéis, provavelmente vai gostar de D&D; já se o que procura são histórias de espionagem no mundo moderno, viagens espaciais, vampiros sedutores, adaptações de animes ou batalhas entre céu e inferno no mundo atual, D&D não é a melhor opção (embora você possa se interessar por D20 Modern).

Sistema de Classes, Raças e Níveis
====----------
Enquanto em vários outros sistemas os personagens são criados usando um sistema de compra por pontos, onde você escolhe características, vantagens e desvantagens pagando ou recebendo pontos por elas, D&D utiliza um sistema de Raças (que definem o que o personagem é: Humano, Elfo, Anão, Orc, etc) e Classes (que definem o que o personagem faz: Magos, Guerreiros, Bárbaros, Clérigos, etc). O poder dos personagens é definido por níveis. As classes funcionam como "pacotes" que definem o que o personagem pode fazer e quais são suas características. Elas podem ser combinadas livremente, e há uma gama enorme de Classes de Prestígio, permitindo uma customização do personagem quase tão variada quanto a encontrada em jogos que usam o sistema de pontos.

Heroísmo, não realismo
====----------
Os combates em D&D não são tremendamente realistas - pessoas levam muitas flechadas sem morrer, armaduras aguentam incontáveis golpes sem se rachar, heróis poderosos sobrevivem a quedas de abismos, e por aí vai. Isso é intencional - a prpoposta do jogo é simular aqueles combates épicos que se vê em filmes, livros e quadrinhos, não a forma dura e fria como seriam esses combates no mundo real. Se o que você procura é um jogo onde heróis que pulam da janela de uma taverna quebram a perna, ou onde uma única facada nas costas pode matar qualquer um, há opções melhores.

Magia permeia o mundo
====----------
Isso pode variar de cenário para cenário, mas via de regra, D&D é um jogo onde a magia faz parte da realidade, em maior ou menor grau. Magos arremessam bolas de fogo e relâmpagos nos seus inimigos, elfos forjam finíssimas armas e armaduras mágicas, deuses enviam mensagens para seus servos, às vezes até mesmo descem à terra para resolver seus assuntos... se o que você procura é um jogo sem magia, há opções melhores.

Se as características de D&D lhe agradaram... seja bem vindo ao nosso grupo! Afinal, todo mundo que está nessa seção chegou à mesma conclusão que você, e também aprecia o estilo de D&D.

Para mais informações, sinta-se a vontade para postar aqui, ou, lhes faço o convite, visite o forum da Spell RPG http://www.spellrpg.com.br/forum/

*Esse texto foi feito na época do lançamento da versão 3.5, hoje, D&D está na versão 4.0, e seus livros já estão sendo traduzidos e lançados por aqui. Eles estão com um bom custo e são relativamente fáceis de encontrar.
Bahamute
Bahamute
Admin
Admin

Mensagens : 425
Reputação : 519
Data de inscrição : 05/01/2010
Idade : 39

https://supernova.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos